Falar em renovação em tempos modernos, cujo vivemos se torna uma necessidade quase diária, pois a atualidade e a realidade do Mundo sugam nossas forças e tenta nos afastar de Deus. Porém, muito além do simples “falar em renovação” é buscar vivê-la sempre que necessário.
Por mais freqüente que seja a renovação que nos torna pessoas novamente preparadas para buscar a Deus acima de tudo , precisamos sempre colocar um ideal a ser buscado. Talvez esse ideal seja algo que nos leve à santidade até porque não há sentido em buscarmos a renovação se nós continuarmos vivendo o velho e as coisas que o Mundo nos oferece e esquecer que somente Deus tem o melhor para cada um de nós.
Hoje, primeiro dia do ano civil, é um dia de importantes reflexões a respeito de tudo que fizemos e deixamos de fazer no ano que se encerrou ontem. É preciso pensar em tudo o que precisa ser mudado em nós, para que assim, possamos viver com total alegria e satisfação tudo o que for da vontade de Deus.
Estamos em festa, pois comemoramos o ano novo. Tempo de pensarmos em novos ideais, novos objetivos, nova maneira de viver e ser feliz, sem esquecermos que Deus deve estar sempre em primeiro lugar. Esta festa nos lembra que tivemos 12 meses para vivermos o que Deus nos pediu. Tivemos 12 meses para fazer o bem, a caridade, ajudar o próximo, e além de tudo isso, vivenciarmos o amor de Deus manifestado em nós e nossos irmãos. Foram 12 longos meses de expectativa e espera para a chegada de um novo ano, onde tudo se renova e a esperança de ser um ano melhor nos acompanha. Porém, é preciso nos conscientizarmos que para que haja mudanças é preciso que estejamos com o coração aberto à elas. As mudanças, o recomeço, a renovação, enfim, o NOVO, precisa começar primeiro em nós para que possamos viver o que Deus nos preparou de melhor, segundo nosso merecimento.
Não adianta querermos viver um ano novo se nós continuarmos presos ao ano velho. Ano novo é tempo de renovação. Por isso, é preciso que esqueçamos o passado mundano que nos sondava, e que, livres de todas as más lembranças, possamos começar 2012 com muita alegria, fé e amor, na esperança de vivermos melhor.
Se nós queremos vida nova, é preciso que façamos nossa parte. Nunca é tarde para abrirmos o coração e deixar que o amor de Deus no faça totalmente novos. Nunca é tarde para buscarmos o novo que tanto queremos. Porém, é preciso que saibamos discernir o novo que nos salva e o novo que nos condena.
Peçamos a Deus a graça de sabermos que para que sejamos renovados precisamos abrir o coração para que Deus haja em nossa vida e que Ele seja o motivo Maior da nossa vontade de sermos novos por inteiro.
Lembrem-se: Não adianta buscarmos tempo novo, ano novo, vida nova, se nós não deixarmos Deus estar presente em nossa vida, pois para que o novo exista , é preciso que Deus, Autor e Princípio de tudo, esteja presente em nós. Buscar a renovação é abrir mão do velho e buscar tudo que, de fato, nos torna pessoas felizes, pois se não existe felicidade verdadeira não existe renovação.
Vitor Santos