sábado, 14 de janeiro de 2012

Destino

  Muitas pessoas dizem que o destino nos é traçado desde o nosso nascimento. Outras dizem que destino não existe. E há pessoas que dizem que o destino é feito por cada um de nós. Diante de tantas opções para escolher e seguir, cabe a nós, antes de julgar o que é certo e o que é errado, tentar entender o que é , de fato, o destino. Destino que influencia tanto em nossa vida e que nos faz imaginar que vivemos presos a ele. Portanto, para que entendamos o que é realmente o destino, nós devemos parar e pensar um pouco em tudo o que nos aconteceu , acontece e até mesmo acontecerá, afinal, a vida é movida por acontecimentos. Mas é melhor que mudemos nossa forma de pensar na vida apenas como uma série de acontecimentos e passemos a entender que muito além dos acontecimentos está a nossa vontade de viver. Por isso, pensemos, então, nas emoções e nos momentos vividos e que vivemos e tentemos imaginar como será o nosso futuro, tendo em mente que cada atitude que tomamos hoje será refletida no futuro. A partir desses pensamentos passamos a entender o que é destino.
Destino é nada mais que viver a vida de acordo com as possibilidades e vontade de viver. Destino é deixar cada momento acontecer no seu devido tempo. Destino é deixar de lado as ambições maliciosas a respeito do futuro e deixar que nossas ações do presente sejam refletidas no futuro. Destino é , portanto, abrir mão da insegurança do que pode acontecer conosco e deixar que cada passo dado seja um estimulo para um futuro bom e proveitoso. Destino é nada mais nada menos que deixar Deus agir na nossa vida e nos dar a direção certa para que possamos seguir em frente sem medo de vivermos cada momento único que nos é concedido ao longo de nossa vida.
Nossa vida é feita de momentos e emoções vividas e de expectativas para novos momentos e novas emoções. Para que isso aconteça é preciso que tenhamos ao nosso lado pessoas que nos amem e que vivam conosco cada momento. Cada passo que damos é uma maneira de buscar além do que já alcançamos. Cada passo dado é um sim que nós damos à vida. E esses passos nos levam até os caminhos que iremos percorrer daí pra frente. Mas cabe a nós sabermos dar passos certos que nos levem até os caminhos que nos façam alcançar a santidade.
A cada passo que damos, nós deixamos algo para trás. Mas é preciso que continuemos buscando a felicidade que Deus nos dá a cada nova descoberta, a cada nova pessoa que conhecemos e a cada novo momento que vivemos. O destino só cumpre seu papel se nós deixarmos que ele haja de alguma maneira em nós. E para que isso aconteça não podemos desistir de lutar pelos nossos sonhos e nem mesmo parar de buscar o novo, pois o destino só acontece quando nós fazemos nossa parte, que é viver cada momento como se fosse o ultimo para, que assim, a vida continue e nós possamos encontrar as muitas surpresas que ela nos guarda.
Peçamos a Deus a graça de nunca desistirmos de buscar e de viver os momentos que a vida nos concede e que entendamos que o destino não é traçado sem que façamos, antes, nossas escolhas, pois destino é viver todos os momentos que Deus nos dá sem medo de irmos além. Destino é dizer sim a tudo que a vida nos oferece e que nos leva a um encontro íntimo com Deus, afinal, Deus é vida.

Lembrem-se: Nós somos os autores do nosso destino. Para que façamos o destino acontecer é preciso darmos passos em busca da felicidade que Deus nunca cessa em nos dar. Não devemos esquecer que destino bom é aquele em que Deus se faz presente em cada escolha que fazemos.

Vitor Santos