Quando se fala em simplicidade, logo, pensamos naquilo que brota por meio da humildade. De fato, para que se obtenha uma boa vivência é preciso que a simplicidade e a humildade estejam interligadas, pois para reconhecer a simplicidade é preciso que aja humildade.
Para muitas pessoas a simplicidade é algo de pouca importância. Talvez esse pensamento exista porque essas pessoas não se deixam levar pela essência da vida , que é o amor. E para que o amor esteja inteiramente presente na nossa vida é preciso aprendermos que é no simples onde encontramos a fonte do amor. Tomemos como exemplo maior de amor e simplicidade o sacrifício de Jesus Cristo por nós que é renovado incruentamente a cada Missa. É em um simples pedaço de pão ázimo que Jesus se faz presente. Quão magnífica escolha feita por Ele. O Rei dos reis, o Senhor dos senhores, se fazer vivo e presente e se entregar a nós no mais simples , que através do amor de Jesus por nós se torna tão grande, tão importante, tão majestoso. A partir desse exemplo essencial podemos entender que é na simplicidade que se encontra a grandeza.
Atualmente nós estamos passando por momentos muito difíceis apresentados pelas conseqüências do mundo em que vivemos. Esse mundo que quer de nós apenas coisas fúteis, que não nos ajuda a crescer da maneira que deveríamos. Mundo que cada vez mais nos empurra para o buraco da mentira, das ciladas, do fracasso, do pecado, etc. Enfim, a realidade que o mundo nos apresenta, hoje, é de buscarmos somente aquilo que aparentemente nos torna melhores, mas que na verdade apenas faz com que nós nos afastemos da verdade que nos torna, de fato, pessoas. Portanto, é preciso que abramos os olhos, a mente e o coração para melhor entendermos o que nos torna grandes e melhores; o que nos leva para a verdade; o que nos permite viver conforme merecemos, sem estarmos presos à mentiras e às ilusões que o mundo de hoje nos mostra.
Para estarmos longe de tudo isso, devemos, conscientes, buscarmos na simplicidade tudo o que precisamos para sermos verdadeiramente felizes. Tudo o que precisamos nós podemos encontrar no mais simples, sabendo, pois, que o mais simples é a melhor escolha para crescermos e sermos pessoas melhores.
Peçamos a Deus a graça de buscarmos e encontrarmos a simplicidade a cada dia e que consigamos ver a tudo e a todos com os olhos da simplicidade, para que assim, possamos viver o real sentido de sermos simples, sabendo que isso nos torna grandes como pessoas e como filhos de Deus.
Lembrem-se: A simplicidade faz coisas admiráveis. É na simplicidade que encontramos as grandes coisas. É no mais simples que encontramos a Salvação e a coragem de seguirmos em frente. É, portanto, na simplicidade que encontramos o sentido de vivermos felizes.
Vitor Santos