sábado, 22 de outubro de 2011

Ser coroinha



  Ser coroinha é viver o chamado de Deus no altar da Eucaristia. É dizer sim a Deus em cada Missa em que servimos. É fazer de cada celebração Eucarística um motivo para continuar vivendo com a certeza de que Deus está conosco.
O serviço dos coroinhas e acólitos vai muito além de ajudar o padre, que ali representa a figura de Cristo. Nosso serviço é uma missão de  amplitude inimaginável. É uma missão que nos é confiada a cada Eucaristia. Mas que missão é essa? Podemos dizer que é a mesma missão que Deus confiou a São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas e acólitos. Nós temos a missão de sermos guardiões da Sagrada Eucaristia. Que missão bonita Deus nos entregou. Mas também quanto nos é cobrado. Somos pecadores, fraquejamos muitas vezes, mas mesmo diante de nossas quedas nós temos que continuar nossa missão, nosso serviço no altar da Eucaristia. Estar tão próximo de Jesus Eucarístico é muito honroso para todos nós que fazemos parte dessa realidade e isso nos torna testemunhas do Amor e da presença de Deus na vida de cada um. Portanto, busquemos em cada celebração Eucarística a renovação do chamado de Deus e também a renovação do nosso sim Àquele que nos proporciona uma vida santa; uma vida de serviço e de entrega na certeza de que Deus está com cada um de nós, coroinhas e acólitos, nos auxiliando e guiando-nos a um serviço humilde e competente.
Sejamos coroinhas e acólitos santos, que vivendo com humildade, sirvamos de espelho para as pessoas que buscam , assim como nós , a Santidade.  Vivamos o nosso serviço com carinho, responsabilidade, fé, veneração e com muito amor, pois Deus é Amor e sem Ele nada pode ser feito. Ser coroinha e acólito é dar testemunho de que Cristo se faz presente na Eucaristia, pois é isso que nos mantém fortificados em nossa missão.
Lembrem-se: Ser coroinha e acólito é estar a serviço do altar e dos nossos irmãos. 


Vitor Santos