quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Juventude


  Como é bom e prazeroso ser jovem. Quantas coisas nos são oferecidas de bom grado, embora muitas vezes não reconhecemos isso.
Quando a palavra juventude ressoa em nossos ouvidos logo pensamos na adolescência  de modo geral, porém a juventude não cessa quando a adolescência termina , pelo contrário, ela se estende por toda a vida quando falamos em vida espiritual. Reflitamos então sobre uma realidade incômoda , porém muito presente em nossa sociedade: Os jovens do século XXI. Não digo que  os jovens em geral transformam a juventude em uma vivência lastimável , mas sim a pequena parte que está se tornando cada vez mais forte. Nós jovens conscientes do que acontece à nossa volta podemos perceber que o índice de violência cujos adolescentes são os autores só aumenta conseqüentemente tornando  nossa sociedade cada vez mais desprovida de amor e de paz e cheia de ódio , violência e morte. E essa realidade é dura para nós que tentamos fazer o bem e a diferença lutando em prol da vida humana.
Todas as dificuldades vividas pela “juventude perdida”  é resultado de um país que dificilmente incentiva os jovens à uma vida equilibrada longe dos crimes e da escuridão do pecado. É também resultado do esquecimento cristão , do bem que a oração nos traz , é resultado do afastar-se Daquele que deu-nos vida por Sua morte. Não adianta querermos ser de uma juventude exemplar se não buscamos fazer a diferença e ser de Deus fazendo o que for da Sua divina vontade. Não basta apenas viver a adolescência fazendo o que essa fase nos apresenta , não basta apenas irmos à escola , estudar e curtir a vida se não fazemos o que é primordial para nós que é a busca por Deus e a vivência cristã. Não basta sermos do mundo, mas temos que ser inteiramente de Deus.
Ser jovem é deixar de lado tudo aquilo que é sujo , que é excesso , que é do mal. Ser jovem é agradecer todos os dias pela vida que Deus nos proporciona , é agradecer pelas pessoas que Deus coloca na nossa vida. Pessoas que muitas vezes são instrumentos Dele para mudar o que não está nos fazendo crescer  e para ajudar-nos a recomeçar. Ser jovem é ter a coragem de reconhecer nossos próprios erros e recomeçarmos nossa vida a cada vez que houver necessidade. E essa necessidade vem a cada dia, pois nós somos fracos , somos pecadores e precisamos da misericórdia de Deus. Ser jovem é não ter medo de ser feliz , é saber escolher o que nos faz bem , é ter a vontade de ir além e alcançar nossos ideais. Mas não basta sermos jovens e não ter a santidade como meta essencial e primordial, pois é ela que nos levará ao reino de Deus. É a vontade de sermos jovens santos que nos impulsiona a vivermos de verdade , que nos leva a enxergar o verdadeiro sentido da vida.
Jovens, a santidade nos espera e cabe a nós tomarmos a decisão de buscar encontrá-la a cada momento de nossa vida. Não deixemos que nossa juventude se perca por falta de jovens santos, mas que ela cresça e frutifique jovens com sede de amor e de justiça que vem de Deus.

Lembrem-se: Fazer parte da juventude não é apenas ser jovem , mas ser filho de Deus que busca fazer o bem e estar sempre a serviço dos nossos irmãos.

Vitor Santos