domingo, 23 de outubro de 2011

Crisma



Após longo tempo de preparação para o sacramento da crisma, posso hoje afirmar que quanto mais nos aproximamos de Deus mais o demônio se aproxima de nós para nos iludir e para nos afastar de Deus através de suas mentiras fazendo assim com que nós enfraqueçamos nossa fé.
Muitos pensamentos maldosos nos cercam quando menos esperamos. A tentação é forte , os desejos terrenos tomam conta, as mentiras invadem nossa mente querendo nos ver à beira do pecado e da morte espiritual. Com os poucos momentos de provação vividos por mim me coloco a imaginar como foi difícil a vida dos santos. Não coloco nenhum em particular porque todos,sem exceção, para alcançar a santidade passaram por momentos terríveis. Com estes pensamentos começo a entender o verdadeiro sentido de ser um seguidor de Cristo. Seguidor este , que ao longo do seu trajeto se depara com inúmeras tentações, tribulações, provações , ilusões, mentiras e muito mais coisas que muitas vezes só quem passa sabe. Seguir a Cristo é uma visão diferente que Deus me mostra hoje. Seguir a Cristo não é algo que se faz na horas vagas.  Seguir a Cristo vai muito além do entendimento humano. Ser seguidor de Jesus é uma missão que se renova a cada dia, assim como o sol  que a cada amanhecer se põe a serviço de tudo e todos. Mesmo quando o tempo está fechado , escuro e não conseguimos ver o sol ele está lá sempre no seu devido lugar realizando seu trabalho designado por Deus. Assim também deve ser nossa missão de seguidores de Cristo. Mesmo na escuridão , quando o tempo estiver fechado em nossa vida nossa missão continua, embora muitas vezes não percebemos isso.
  O sacramento da crisma é a confirmação da nossa vida cristã iniciada no batismo. É através desse sacramento que damos continuidade às promessas feitas por nossos pais e padrinhos no batismo. Promessa de sermos verdadeiros cristãos e de Crer em Deus Pai todo-poderoso , criador do céu e da Terra. E em Jesus Cristo seu Único filho, nosso senhor, o qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Aquele nascido da sempre Virgem Maria, que padeceu sob Pôncio Pilatos, que foi crucificado, morte e sepultado. Aquele que desceu à Mansão dos mortos e que ao terceiro dia ressuscitou. Ele que subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso , de onde virá e julgará os vivos e os mortos. Crer no Espírito Santo, na Una e Santa Igreja Católica Apostólica Romana, na comunhão dos santos , na remissão dos pecados, na ressurreição da  carne e por fim na vida eterna.
Essa promessa hoje se torna mais do que nunca uma missão renovada pelo Espírito Santo. Neste sacramento encontramos vida nova.Encontramos o Amor de Deus que ao nos tocar nos torna novos filhos amados. Na crisma é o Próprio Espírito Santo que vem a nós para nos dar a força necessária para assumirmos nossa missão escolhida por Deus. São os 7 dons e os 12 frutos do Espírito Santo que se reacenderão no momento que o bispo, com o óleo do Crisma , traçando o sinal da Cruz em cada fronte disser : “Recebe por este sinal os dons do Espírito Santo”. Neste momento tenhamos a certeza de que o Espírito Santo estará novamente aceso , vivo dentro de nós. Mas cabe a cada um cuidar e zelar para que esse Espírito consolador , fortificador e santificador não se adormeça por conta de nossos pecados e fraquezas na fé.
Podemos dizer que a crisma é o sacramento da juventude,pois fortalece a fé do jovem crismando tornando-o capaz de vencer o mundo e o pecado. A crisma é por totalidade e por excelência o sacramento do Espírito Santo.
Nós crismandos receberemos o mesmo Espírito Santo que desceu sobre Nossa Senhora e os apóstolos quando estavam reunidos no cenáculo. Então que este sacramento não seja para nós apenas mais dever cumprido dentro da igreja, mas que seja verdadeiramente o inicio de uma vida nova em Cristo.

Lembrem-se: Ser crismado é ser testemunha viva do Amor de Deus e da Ação do Espírito Santo que nos modifica e nos fortalece a cada momento !!

Vitor Santos