sábado, 29 de outubro de 2011

Mudança


Todos nós necessitamos de uma constante mudança. E essa mudança nos vem como necessidade de vida nova que só é encontrada em Deus.
Todos temos uma história de vida que pode se assemelhar com a de alguém , mas que nunca se igualará porque cada um de nós é um ser único criado por Deus. Como é magnífico saber que em toda a Terra nenhuma pessoa é igual porque Deus nos deu a vida já pensando e vivendo esse Amor pessoal que Ele tem por cada um de nós. E esse Amor é o motivo pelo qual , hoje, estamos aqui vivendo conforme a vontade de Deus e sendo instrumentos Dele para muitas pessoas. E viver conforme a vontade de Deus exige de nós uma constante mudança, pois o pecado nos  torna pessoas indignas de ser até mesmo chamados de filhos e filhas de Deus, porém Ele nos ama acima de das nossas fraquezas e dos nossos pecados e nos concede a graça de reconhecer nossos erros e recomeçar a viver. Esse recomeço se torna eficaz a partir do momento que deixamos que o Espírito Santos nos impulsione e nos fortaleça dando a graça de sermos perseverantes  e recomeçarmos tudo quando for necessário.
  O recomeço tem um significado muito amplo, pois todos temos a parte humana que é ,por sinal , causadora de muitas quedas. Essa amplitude gera em nós uma espécie de auto-análise que nos leva a enxergar aquilo que precisa de mudanças, seja ela em nossa vida personalidade ou em tudo mais que está relacionado a nós. Essa auto-análise é de extrema importância , pois muitas vezes ficamos focados em determinada coisa e esquecemos de avaliar-nos quanto pessoa, incluindo ai nossas ações , pensamentos , desejos , atitudes e vivência cristã entre demais  fatores que influenciam na nossa caminhada rumo ao céu. Portanto , a necessidade do recomeço se faz presente em nossa vida até mesmo quando não somos capazes de perceber, precisando ,assim, da ajuda das pessoas que estão à nossa volta para indicar o que está nos atrapalhando tanto na vida social quanto na vida cristã.
O recomeço é ,então, essa mudança constante que a cada dia precisa acontecer para que possamos ser presença de Deus para todos e para sermos também luz para o Mundo e sal para a Terra , como nos diz a palavra de Deus. Palavra esta que é fundamental para a vivência cristã e também para as mudanças e recomeços que precisamos. É atravéz da palavra de Deus que conseguimos forças para continuarmos nosso serviço a Deus a cada dia de nossa vida.  A palavra de Deus tem toda essa influência em nossa vida porque ela é o Próprio Cristo que se faz vivo e presente nas Sagradas Escrituras e é atravéz desse Deus , sempre vivo que alcançamos as graças necessárias para recomeçarmos  tudo e irmos em busca da Felicidade vinda também do Próprio Cristo , Aquele que é Único e Verdadeiro em nossa vida , pois Ele é o Caminho , a Verdade e a Vida.
Pensemos sempre nas coisas que fazemos , sejam elas boas ou ruins, a fim de que , possamos continuar fazendo o bem e não mais o mal. Não tenhamos medo de mudar aquilo que nos fere. Não tenhamos medo de abandonar tudo que nos entristece  e nos afasta de Deus. Não tenhamos medo de recomeçar uma vida nova sempre que for preciso, pois o recomeço é sinal da nossa vontade de ser verdadeiramente feliz. Tenhamos ao invés do medo , a coragem e a certeza  de que Deus , Nosso Pai , nunca nos abandona e sempre nos dá a chance e a oportunidade que precisamos.

Lembrem-se : A necessidade de mudança cotidiana não significa o fim de tudo , mas sim o recomeço que nos leva a uma vida nova vinda de Jesus Cristo.

Vitor Santos

Amizade



A amizade não é apenas um relacionamento entre duas ou mais pessoas como nos diz a sociedade. A amizade vai muito além desse conceito e ultrapassa as fronteiras  humanas até chegar Naquele que é por excelência o Criador de tudo , o Próprio Deus. Parece estranho fazer ligações entre relacionamentos humanos com o Divino , mas na realidade o Divino está mais presente no nosso meio do que possamos imaginar. Pensem em uma amizade sem base Divina. Ela por si só não seria capaz de permanecer viva e não traria bons frutos. Agora imaginem uma amizade onde Deus é a pedra angular , é a base , é o principal. Com certeza a amizade firmada em Deus dura longo tempo e conseqüentemente  produz bons frutos. Então se a amizade sem Deus não é nada , é claro que todos deveríamos optar por vivenciar a amizade em que Deus se faz presente. Porém nem todos pensam assim. Para muitas pessoas a amizade é algo que se consegue de um dia para o outro , mas na verdade não é porque uma amizade verdadeira é construída ao longo do tempo. E é ao longo do tempo que nós conhecemos a verdadeira essência da amizade, que é acima de tudo o amor. Por isso não adianta dizer que a pessoa que conhecemos ontem já é nossa amiga , mas também não estamos proibidos de dizer que a partir daquele encontro pode nascer uma grande amizade.   Quando me refiro ao tempo necessário para se fazer uma amizade digo a respeito da convivência e de tudo o que acontece no decorrer da mesma , seja momentos bons ou ruins, e que os verdadeiros amigos  se fazem presente e nos fortalece para que possamos sair dos nossos momentos difíceis totalmente vitoriosos  e alegres na certeza de que Deus  escolhe as pessoas para estarem ao nosso lado.
Falar em amizade para ser muito fácil , porém é uma das muitas realidades que nos enganam quando vistas de fora, mas que se vividas de acordo com a vontade de Deus pode ser transformada em uma ferramenta que nos leva a ver o mundo com um olhar diferente , um olhar amoroso que vem de Deus.
Se a amizade é um amor fraterno não podemos confundi-la  com o coleguismo , que por mais puro e real que seja , não passa de um bom relacionamento entre pessoas que ainda não alcançaram a amizade entre si , mas que nada impede que a alcancem. Sabendo então que para se tornar amigos primeiro precisamos passar pela fase de colegas. É uma espécie de caminho a ser percorrido ao longo da vida. Caminho este que nunca acabará se formos abertos a novas amizades. Sejamos,então,  pessoas inteiramente abertas para novas amizades , pois sozinhos não iremos muito longe. Peçamos sempre a Deus que coloque em nosso caminho pessoas que sejam verdadeiras e disponíveis para uma amizade vinda de Deus.
Ser amigos não apenas para fazer bagunça, se divertir , jogar conversa fora , mas também é para estar presente nos momentos tristes e conversar  sobre tal quando preciso for. Valorizemos as amizades que já conquistamos e vamos em busca de novas , pois a vida se torna bem mais fácil quando temos do nosso lado pessoas que nos  foram dadas por de Deus e que podemos chamar de amigos.

Lembrem-se : A amizade é muito mais que um simples relacionamento, é um sentimento que quando vivido debaixo do amparo de Deus se torna essencial em nossa vida. Ser amigo é também ser presença de Deus na vida das pessoas.


Vitor Santos

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Juventude


  Como é bom e prazeroso ser jovem. Quantas coisas nos são oferecidas de bom grado, embora muitas vezes não reconhecemos isso.
Quando a palavra juventude ressoa em nossos ouvidos logo pensamos na adolescência  de modo geral, porém a juventude não cessa quando a adolescência termina , pelo contrário, ela se estende por toda a vida quando falamos em vida espiritual. Reflitamos então sobre uma realidade incômoda , porém muito presente em nossa sociedade: Os jovens do século XXI. Não digo que  os jovens em geral transformam a juventude em uma vivência lastimável , mas sim a pequena parte que está se tornando cada vez mais forte. Nós jovens conscientes do que acontece à nossa volta podemos perceber que o índice de violência cujos adolescentes são os autores só aumenta conseqüentemente tornando  nossa sociedade cada vez mais desprovida de amor e de paz e cheia de ódio , violência e morte. E essa realidade é dura para nós que tentamos fazer o bem e a diferença lutando em prol da vida humana.
Todas as dificuldades vividas pela “juventude perdida”  é resultado de um país que dificilmente incentiva os jovens à uma vida equilibrada longe dos crimes e da escuridão do pecado. É também resultado do esquecimento cristão , do bem que a oração nos traz , é resultado do afastar-se Daquele que deu-nos vida por Sua morte. Não adianta querermos ser de uma juventude exemplar se não buscamos fazer a diferença e ser de Deus fazendo o que for da Sua divina vontade. Não basta apenas viver a adolescência fazendo o que essa fase nos apresenta , não basta apenas irmos à escola , estudar e curtir a vida se não fazemos o que é primordial para nós que é a busca por Deus e a vivência cristã. Não basta sermos do mundo, mas temos que ser inteiramente de Deus.
Ser jovem é deixar de lado tudo aquilo que é sujo , que é excesso , que é do mal. Ser jovem é agradecer todos os dias pela vida que Deus nos proporciona , é agradecer pelas pessoas que Deus coloca na nossa vida. Pessoas que muitas vezes são instrumentos Dele para mudar o que não está nos fazendo crescer  e para ajudar-nos a recomeçar. Ser jovem é ter a coragem de reconhecer nossos próprios erros e recomeçarmos nossa vida a cada vez que houver necessidade. E essa necessidade vem a cada dia, pois nós somos fracos , somos pecadores e precisamos da misericórdia de Deus. Ser jovem é não ter medo de ser feliz , é saber escolher o que nos faz bem , é ter a vontade de ir além e alcançar nossos ideais. Mas não basta sermos jovens e não ter a santidade como meta essencial e primordial, pois é ela que nos levará ao reino de Deus. É a vontade de sermos jovens santos que nos impulsiona a vivermos de verdade , que nos leva a enxergar o verdadeiro sentido da vida.
Jovens, a santidade nos espera e cabe a nós tomarmos a decisão de buscar encontrá-la a cada momento de nossa vida. Não deixemos que nossa juventude se perca por falta de jovens santos, mas que ela cresça e frutifique jovens com sede de amor e de justiça que vem de Deus.

Lembrem-se: Fazer parte da juventude não é apenas ser jovem , mas ser filho de Deus que busca fazer o bem e estar sempre a serviço dos nossos irmãos.

Vitor Santos

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Castidade

Falar em castidade num mundo que prega a pornografia e a prostituição pode ser difícil não só de entender , mas também de se vivenciar.
A castidade é uma forma diferente de enxergar o mundo e as pessoas que nos rodeiam, pois passamos a olhar para as pessoas com um olhar diferente , um olhar puro. Falar da castidade parece ser muito fácil, mas vive-la no dia-a-dia se torna bem mais difícil do que imaginamos. Pois bem, imaginemos então o mundo na época de Jesus. É claro que desde aquela época já existia a prostituição, o pecado contra a castidade, porém a realidade social era bem diferente que a nossa. Não existia os meios de comunicação, em especial a televisão,  que hoje levam muitas pessoas para o lado do pecado por conta da sua falta de conteúdo e excesso de imundices  que arrastam as pessoas para a sujeira mundana. Mesmo já havendo a inclinação humana para o pecado, as pessoas que iam contra a castidade eram na maioria das vezes pequeno porque naquela época a sociedade era constituída por famílias que zelam pelos seus com amor,carinho e vivência cristã . A pena para as mulheres que eram encontradas se prostituindo era o apedrejamento. Isso ajudava no combate a esse mal. Porém atualmente existe não o combate , mas sim o incentivo que leva homens e mulheres para esse caminho onde não há a Luz de Cristo, mas a escuridão do mal. Caminho este que muitas vezes não existe volta, pois quando a pessoa se percebe no lado do mal já é tarde. Se a mais de 2.000 anos atrás a prostituição era vista como uma coisa horrenda com certeza era por conta da presença familiar na sociedade. Voltando para a atualidade percebemos quão grande é a decadência estrutural familiar. Talvez o Século XXI não esteja sendo tão favorável à preservação dos núcleos sociais portadores de princípios morais e religiosos.
  A juventude, por sinal , está cada vez mais devastada . Coisa que não deveria acontecer porque o futuro do Mundo depende dos jovens de hoje. Quando falamos em castidade logo vem à nossa mente a idéia do sexo , entretanto, a castidade não se prende a isso. O sexo está sendo banalizado de uma maneira assustadora. Todos sabemos que o sexo é divino, graça de Deus não para o prazer humano , mas para a nossa reprodução.  Diante de tudo isso podemos pensar não só no sexo como parte da castidade , mas em tudo mais que a completa .
Ser casto não é apenas ficar livre de relacionamentos sexuais antes ou fora do casamento . Ser casto é viver a semelhança de Jesus enquanto humano. É deixar de lado os prazeres oferecidos pelo mundo.É abrir mão do pecado da carne e ser  totalmente de Deus, vivendo Seu Amor por nós. Portanto, a castidade engloba além do sexo outros meios que nos ferem corporal e espiritualmente, como por exemplo a masturbação e a pornografia.
Pecar contra a castidade é definitivamente ir contra o sexto mandamento da Lei de Deus, ou seja , é estar em pecado mortal, é destruir o corpo que é dom de Deus à nós, é destruir o templo do Espírito Santo.
É difícil ser casto estando em um mundo que nos chama ao pecado , ainda mais recebendo um convite a cada segundo. Convite que nos leva à morte espiritual, mas quando seguramos na mão de Deus e de Nossa Senhora nós podemos dizer não ao mundo e aceitar a vontade de Deus que é nosso Pai de infinita Bondade e Misericórdia.  Nós jovens do século XXI enfrentamos um grande problema em relação a tudo que diz respeito a nossa religiosidade. Esse problema se chama Mundo. Estar no Mundo é bom. O pecado é sempre gostoso, prazeroso, mas tenhamos consciência  de que é um prazer momentâneo. Tudo isso passa e quando nos damos conta já é tarde. Tudo que é bom hoje,enquanto afundados no pecado , será ruim amanhã  porque Deus é Amor , mas também é Justiça. Melhor que viver segundos os prazeres do mundo é estar em comunhão com Cristo , é viver segundo a vontade de Deus , nos amarmos mutuamente. Muitos santos pregavam sobre a castidade, mas hoje faço referência a um homem que fez a diferença no nosso mundo e na nossa juventude. Esse grande homem se chama beato João Paulo II. Em uma de suas citações sobre a castidade, João Paulo II dizia : “ A conquista da castidade é um trabalho de longo prazo, deve-se esperar pacientemente para que dê os frutos de alegria na delicadeza do amor que deve trazer. Mas , ao mesmo tempo, a castidade é o caminho certo para a felicidade.” A castidade pode parecer não dar frutos hoje , mas com certeza esses frutos virão e então saberemos quão importante foi vive-la. Não façamos do namoro , noivado e até mesmo do casamento um instrumento pecaminoso de prazer , mas sim um instrumento que nos santifique a cada dia e um caminho para a verdadeira felicidade.

Lembrem-se : A castidade é um fruto do Espírito Santo que nos conduz ao amor verdadeiro e conseqüentemente a verdadeira felicidade.


Vitor Santos

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fé e Amor


  Levando em conta tudo que acontece à nossa volta,seja em relação a vida particular, comunitária ou religiosa, podemos perceber claramente a presença de duas realidades que julgo primordiais para a vida como um todo. A fé e o amor. Pode parecer estranho pensar que essas duas realidades tão necessárias estão intimamente ligadas talvez pelo fato do mundo atual colocar em nossa mente que basta fazermos aquilo que gera lucro sem se quer pensarmos em fazer de forma especial sendo assim desnecessário acreditar naquilo que fazemos ou até mesmo fazer por fazer sem colocar ali o amor que é a fonte de todo o bem.Mas esse pensamento errôneo pode ser mudado a partir do momento que começamos a perceber que sem ao fé não podemos amar e sem o amor não podemos acreditar.Ter fé é acreditar e confiar naquilo que nos cerca. E o amor confirma essa crença, pois amar é dar-se ao outro, é deixar tudo por alguém.Esse “deixar tudo” se refere à questão do abandono dos nossos gostos , nossos desejos e nossos acomodamentos para servir e para fazer o bem sem pensar naquilo que iremos perder, mas sim naquilo que iremos ganhar.Muitas vezes quando falamos em ganhar vem à nossa mente a questão do ganhar material , concreto. Mas muito mais concreto que isso é ver na face de um irmão o sorriso de gratidão por ter recebido a ajuda que naquele momento ele esperava. Por isso eu confirmo que se acreditamos em alguém ou em alguma coisa e fazemos o que for necessário para o beneficiar segundo a vontade de Deus usando o amor, nós seremos certamente muito felizes e tendo a certeza que nossa felicidade não será terrena e sim Divina.
A fé e o amor caminham lado a lado na esperança de que nós as usemos com devida estima para o bem do povo de Deus. A fé e o amor são o alicerce para uma verdadeira vida cristã, pois essas duas bases vindas de Cristo nos sustentam e nos impulsionam para o alto, onde encontramos a face de Deus que espera de cada um de nós a amizade, o amor fraterno e o bem acima de tudo que pensamos e que fazemos. Tenhamos a certeza que vivendo com fé e amor alcançaremos os frutos que nos levarão à vida eterna.
Lembrem-se : A fé nos leva a amar e o amor nos leva a acreditar !!


                                    Vitor Santos

domingo, 23 de outubro de 2011

Crisma



Após longo tempo de preparação para o sacramento da crisma, posso hoje afirmar que quanto mais nos aproximamos de Deus mais o demônio se aproxima de nós para nos iludir e para nos afastar de Deus através de suas mentiras fazendo assim com que nós enfraqueçamos nossa fé.
Muitos pensamentos maldosos nos cercam quando menos esperamos. A tentação é forte , os desejos terrenos tomam conta, as mentiras invadem nossa mente querendo nos ver à beira do pecado e da morte espiritual. Com os poucos momentos de provação vividos por mim me coloco a imaginar como foi difícil a vida dos santos. Não coloco nenhum em particular porque todos,sem exceção, para alcançar a santidade passaram por momentos terríveis. Com estes pensamentos começo a entender o verdadeiro sentido de ser um seguidor de Cristo. Seguidor este , que ao longo do seu trajeto se depara com inúmeras tentações, tribulações, provações , ilusões, mentiras e muito mais coisas que muitas vezes só quem passa sabe. Seguir a Cristo é uma visão diferente que Deus me mostra hoje. Seguir a Cristo não é algo que se faz na horas vagas.  Seguir a Cristo vai muito além do entendimento humano. Ser seguidor de Jesus é uma missão que se renova a cada dia, assim como o sol  que a cada amanhecer se põe a serviço de tudo e todos. Mesmo quando o tempo está fechado , escuro e não conseguimos ver o sol ele está lá sempre no seu devido lugar realizando seu trabalho designado por Deus. Assim também deve ser nossa missão de seguidores de Cristo. Mesmo na escuridão , quando o tempo estiver fechado em nossa vida nossa missão continua, embora muitas vezes não percebemos isso.
  O sacramento da crisma é a confirmação da nossa vida cristã iniciada no batismo. É através desse sacramento que damos continuidade às promessas feitas por nossos pais e padrinhos no batismo. Promessa de sermos verdadeiros cristãos e de Crer em Deus Pai todo-poderoso , criador do céu e da Terra. E em Jesus Cristo seu Único filho, nosso senhor, o qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Aquele nascido da sempre Virgem Maria, que padeceu sob Pôncio Pilatos, que foi crucificado, morte e sepultado. Aquele que desceu à Mansão dos mortos e que ao terceiro dia ressuscitou. Ele que subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso , de onde virá e julgará os vivos e os mortos. Crer no Espírito Santo, na Una e Santa Igreja Católica Apostólica Romana, na comunhão dos santos , na remissão dos pecados, na ressurreição da  carne e por fim na vida eterna.
Essa promessa hoje se torna mais do que nunca uma missão renovada pelo Espírito Santo. Neste sacramento encontramos vida nova.Encontramos o Amor de Deus que ao nos tocar nos torna novos filhos amados. Na crisma é o Próprio Espírito Santo que vem a nós para nos dar a força necessária para assumirmos nossa missão escolhida por Deus. São os 7 dons e os 12 frutos do Espírito Santo que se reacenderão no momento que o bispo, com o óleo do Crisma , traçando o sinal da Cruz em cada fronte disser : “Recebe por este sinal os dons do Espírito Santo”. Neste momento tenhamos a certeza de que o Espírito Santo estará novamente aceso , vivo dentro de nós. Mas cabe a cada um cuidar e zelar para que esse Espírito consolador , fortificador e santificador não se adormeça por conta de nossos pecados e fraquezas na fé.
Podemos dizer que a crisma é o sacramento da juventude,pois fortalece a fé do jovem crismando tornando-o capaz de vencer o mundo e o pecado. A crisma é por totalidade e por excelência o sacramento do Espírito Santo.
Nós crismandos receberemos o mesmo Espírito Santo que desceu sobre Nossa Senhora e os apóstolos quando estavam reunidos no cenáculo. Então que este sacramento não seja para nós apenas mais dever cumprido dentro da igreja, mas que seja verdadeiramente o inicio de uma vida nova em Cristo.

Lembrem-se: Ser crismado é ser testemunha viva do Amor de Deus e da Ação do Espírito Santo que nos modifica e nos fortalece a cada momento !!

Vitor Santos

sábado, 22 de outubro de 2011

Ser coroinha



  Ser coroinha é viver o chamado de Deus no altar da Eucaristia. É dizer sim a Deus em cada Missa em que servimos. É fazer de cada celebração Eucarística um motivo para continuar vivendo com a certeza de que Deus está conosco.
O serviço dos coroinhas e acólitos vai muito além de ajudar o padre, que ali representa a figura de Cristo. Nosso serviço é uma missão de  amplitude inimaginável. É uma missão que nos é confiada a cada Eucaristia. Mas que missão é essa? Podemos dizer que é a mesma missão que Deus confiou a São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas e acólitos. Nós temos a missão de sermos guardiões da Sagrada Eucaristia. Que missão bonita Deus nos entregou. Mas também quanto nos é cobrado. Somos pecadores, fraquejamos muitas vezes, mas mesmo diante de nossas quedas nós temos que continuar nossa missão, nosso serviço no altar da Eucaristia. Estar tão próximo de Jesus Eucarístico é muito honroso para todos nós que fazemos parte dessa realidade e isso nos torna testemunhas do Amor e da presença de Deus na vida de cada um. Portanto, busquemos em cada celebração Eucarística a renovação do chamado de Deus e também a renovação do nosso sim Àquele que nos proporciona uma vida santa; uma vida de serviço e de entrega na certeza de que Deus está com cada um de nós, coroinhas e acólitos, nos auxiliando e guiando-nos a um serviço humilde e competente.
Sejamos coroinhas e acólitos santos, que vivendo com humildade, sirvamos de espelho para as pessoas que buscam , assim como nós , a Santidade.  Vivamos o nosso serviço com carinho, responsabilidade, fé, veneração e com muito amor, pois Deus é Amor e sem Ele nada pode ser feito. Ser coroinha e acólito é dar testemunho de que Cristo se faz presente na Eucaristia, pois é isso que nos mantém fortificados em nossa missão.
Lembrem-se: Ser coroinha e acólito é estar a serviço do altar e dos nossos irmãos. 


Vitor Santos