terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Unidade

  


Quando falamos em unidade logo pensamos em união. Talvez esse seja um pensamento óbvio, mas que tem um sentido oculto aos olhos de quem se nega a enxergar a realidade do mundo em que vivemos. Falar em união, portanto, é referir-se àquilo que necessitamos que é viver em unidade. Vivermos unidos sabendo que sozinhos não conseguiremos chegar a lugar nenhum, por isso , a necessidade de vivermos em comunidade se torna cada vez mais presente em nossa vida. O sentido oculto dessa obviedade se torna visível a partir do momento que nós abrimos os olhos e começamos a enxergar com o coração. Pois é ele que deve falar mais alto enquanto for morada de Deus. É no nosso coração que Deus habita. É através do coração que nos tornamos humanos, no real sentido da palavra, embora com o auxílio divino que nos dá força e coragem para continuarmos na longa estrada rumo a santidade. Quando buscamos a Deus, a escuridão se dissipa e conseguimos enxergar tudo com os olhos Dele.
A unidade é, portanto, o viver. Viver esse que não se priva ao simples “estar no mundo”, mas que engloba a tudo e a todos de maneira extraordinária. Viver é estar com as pessoas que queremos, de fato, estar. Viver a unidade também é estar entre as pessoas que não nos agradam por algum motivo. Viver é permanecer  presente nas obras e nas vontades de Deus. O viver não escolhe pessoas, não escolhe lugar, não escolhe momento. Devemos sempre viver, independente de tudo o que está acontecendo à nossa volta. É necessário viver tanto na alegria quanto na tristeza. E o viver se torna mais interessante quando nós deixamos de lado o egoísmo e saímos em busca da felicidade, que é vivermos unidos como irmãos. E essa felicidade que a unidade nos traz é sinal do amor de Deus que se faz presente em nossa vida. É uma felicidade que não se explica, pois quando estamos unidos Deus está entre nós. Felicidade que sozinhos jamais conseguiremos alcançar.
Como é bom encontrar em nosso caminho pessoas que são enviadas por Deus para se unir a nós em busca de um ideal. Em busca de uma causa maior que é a santidade. Sozinhos não conseguiremos alcançar a santidade, pois o caminho é longo e difícil para seguirmos sem a ajuda de nossos irmãos. Portanto, viver em unidade é também uma forma de buscar a santidade.
Como é bom saber que existem pessoas que nunca nos deixam só.  Como é bom saber que quando caímos temos pessoas que nos ajudam a levantar e a superar a queda. Como é gratificante olhar em volta de nós mesmos e ver quantas pessoas estão ao nosso lado, muitas delas não estão por interesse, mas sim por amor a nós.
Unidade é amor; Unidade é dádiva de Deus; Unidade é companheirismo. Unidade é algo tão magnífico que se torna difícil de dar um significado, por isso, é mais fácil vive-la do que tentar compreende-la.
Viver em unidade é deixar de lado a solidão, o isolamento e se juntar a pessoas que se deixaram conduzir por mais essa manifestação do amor de Deus por nós, que é a vivência fraterna em união.
Peçamos a Deus a graça de nunca nos fecharmos e nos isolarmos, mas sempre buscarmos os caminhos que nos unem como verdadeiros irmãos para juntos seguirmos na estrada de Jesus.

Lembrem-se: A unidade não pede de nós a escolha entre os bons e os ruins, entre os melhores e os piores, mas sim que acolhamos com amor e alegria as pessoas que Deus coloca em nossa vida.

Vitor Santos