quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Saudade

Quando se fala na saudade, que é um sentimento tão bonito, logo nos vem à mente a distância e a ausência existente entre as pessoas. Pessoas essas que nos deixam, mas que permanecem vivas em nosso coração, pelo fato, de terem sido e continuarem sendo amadas por nós. E é justamente porque a saudade faz com que as pessoas amadas por nós permaneçam vivas em nosso coração e em nossa mente, mesmo na ausência, que esse sentimento se torna tão belo e tão admirável.
  A saudade é um sentimento tão verdadeiro que nos torna pessoas amantes e é através da saudade que passamos a enxergar que o amor se manifesta em nós em todos os momentos. A saudade faz-nos sentir a falta seja de pessoas, lugares, momentos, mas nos deixa com o sentimento que por algum momento parece ser triste, mas que no fundo é um sentimento de total alegria, pois se sentimos saudade é porque amamos. Só se tem saudade do que verdadeiramente nos fez e nos faz bem e nos deixa feliz. Se temos saudades é porque um dia nós amamos e , talvez , esse amor tenha sido prolongado e até hoje está presente em nossa vida. E é pelo fato de sentirmos saudades somente de quem amamos que esse belíssimo sentimento só existe quando há a presença do amor, que é o mais belo de todos os sentimentos, pois sem o amor fica impossível haver a manifestação de outros sentimentos. O amor é a base de tudo.
Muitas vezes a tristeza acompanha a saudade, mas isso se deve ao amor que existia entre nós e quem perdemos. Essa tristeza também se torna motivo de alegria, pois sabemos que algum dia nós estávamos vivendo momentos bons que acima de toda a tristeza nos fazia feliz. E vivenciar momentos de alegria ao lado das pessoas que nos são queridas é algo que nos fortalece e dissipa a tristeza que nos sonda, pois os momentos bons superam os ruins. Os momentos de alegria preenchem o vazio e a ausência das pessoas que sentimos falta. É, por isso, que devemos abraçar esse fruto que o Espírito Santo nos concede, que é a alegria. Deus não quer que sejamos infelizes, muito pelo contrário, Deus quer para nós a alegria abundante. Alegria cujo Ele é a Fonte inesgotável. Ele quer nos ver sorrindo mesmo nos momentos em que o mundo e o pecado querem nos ver tristes e derrotados. Deus quer que nós vivamos nossa vida exultando de alegria Nele, que é a Razão da nossa existência. Deus não quer que deixemos a vida passar, mas quer que vivamos sem medo de ser feliz.
E  diante de tudo isso , podemos afirmar que a saudade nos vem como presente de Deus. Presente que nos alegra, pois sabemos que só se tem saudade do que é bom.
Com esses pensamentos, peçamos a Deus a graça de sabermos discernir o que nos faz bem e o que faz mal, o que nos alegra e o que nos entristece, o que nos santifica e o que nos mortifica sabendo, assim , que a saudade é algo bom que nos renova , fortalece e santifica.

Lembrem-se: A saudade não vem para nós como algo entristecedor, mas como um sentimento que traz consigo amor e alegria e a certeza de que temos saudades porque algum dia nós amamos.

Vitor Santos