terça-feira, 8 de novembro de 2011

Eucaristia

  A eucaristia tem amplos significados em nossa vida, mas tem um objetivo maior que é a nossa santificação. Ninguém alcança a santidade sem estar fortalecido pelo poder da eucaristia, portanto, é através daquele pedaço de pão , que antes da consagração se chama pão ázimo e que após a transubstanciação se torna verdadeiramente o corpo de Cristo, que Jesus se torna presente em nossa vida. E Jesus escolhe se fazer ,de fato, Corpo e Sangue sob as espécies do pão e do vinho justamente para nos mostrar a necessidade de viver na simplicidade. Deus nos mostra isso a cada Missa, a cada adoração. E se o próprio Cristo vem à nós da maneira mais simples , mas ao mesmo tempo de grande magnitude, é para nos mostrar que é através da simplicidade que alcançamos a glória eterna. A eucaristia nos mostra que através do mais simples podemos nos tornar seres repletos da graça de Deus e nos santificar a cada gesto , ação, pensamento que vem acompanhado da simplicidade. Portanto,  eucaristia é sinônimo de simplicidade.
A eucaristia é a entrega de Jesus Cristo à nós, que mesmo indignos recebemos, mas que ao recebermos o Corpo de Cristo nós fortalecemos  nosso espírito e nosso coração nos tornando capazes de dizer não ao mundo e ao pecado. A eucaristia é por excelência   a força que nos move e que nos deixa permanecer na graça de Deus. Ela também é fonte de todo o bem e de toda a graça. É através da eucaristia que alcançamos a santidade. Portanto, eucaristia é sinônimo de fortalecimento.
A eucaristia é a prova mais concreta do amor de Deus por nós porque Ele entregou Seu Filho Unigênito para nossa salvação e para dar-nos oportunidade de recomeçar nossa vida sempre que necessário. É através da eucaristia que Jesus renova Seu sacrifício de entrega e se torna novamente Corpo e Sangue. Portanto, eucaristia é sinônimo de amor.
A eucaristia é a ponte , que é o Próprio Cristo, que nos leva ao céu. É através dela que passamos a ver o mundo de um jeito diferente, pois a eucaristia nos dá a chance do recomeço. Através da eucaristia Jesus nos envolve com Sua bondade e misericórdia e nos dá o recomeço que nos é necessário. Portanto, eucaristia é sinônimo de vida nova.
Falar em eucaristia nos leva automaticamente a pensar naquele que na noite  em que foi entregue à Cruz para a remissão dos nossos pecados e pela nossa salvação, instituiu , na ultima ceia,  a eucaristia que a partir dali seria o motivo maior da nossa existência espiritual, pois é a eucaristia que alimenta nosso espírito. Portanto, eucaristia é alimento espiritual.
Na instituição da eucaristia se instituiu também a nossa salvação porque sem a eucaristia não conseguimos permanecer firmes na nossa missão da mesma maneira que conseguimos quando estamos em comunhão com Deus através do sacramento da eucaristia. Portanto, eucaristia é salvação.
Diante de nossa existência podemos ver que a eucaristia não possui apenas um significado, mas que abrange toda a história da nossa vida e a transforma em uma vida de entrega e serviço. Receber a eucaristia é verdadeiramente comungar da renovação incruenta do sacrifício de Jesus. É também receber a nossa salvação , é receber em nosso coração o Próprio Cristo e é por isso que para fazê-lo devemos estar preparados. Devemos estar com o coração puro e em estado de graça.Portanto, receber a eucaristia exige de nós reverência e adoração.
Como é bom poder receber o Corpo e o Sangue de Cristo, Ele que é a razão da nossa existência. Como é bom saber que no momento da comunhão nós estamos recebendo Jesus eucarístico em nosso coração e que a partir daquele momento nós temos um pedaço do céu dentro de nós. E receber a eucaristia não implica em ficarmos parados vendo a vida passar , mas sim que nós sejamos sal para a Terra e luz para o Mundo e anunciadores da palavra de Deus e da salvação que só é encontrada quando acreditamos na Trindade Santa e fazemos o que é de Sua Santa vontade, que é para nós o melhor porque Deus nos ama incondicionalmente.
Peçamos a Deus que a cada eucaristia nós sejamos reanimados pelo fogo abrasador do Espírito Santo e que esse fogo nos leve a buscar o reino de Deus em primeiro lugar , sabendo, assim que , tudo mais nos será dado por acréscimo.

Lembrem-se: A eucaristia é a fonte inesgotável de todo bem. Se encontramos a eucaristia , encontramos também a salvação. E receber a eucaristia é receber também um convite a ser soldado do exército de  Deus e a evangelizar com nossa própria vida. Cabe a nós saber qual a resposta que Deus espera de cada um. Tendo em mente que Deus não precisa de nós , mas que nós precisamos Dele.

Vitor Santos