segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Amor

O que é amor?  Nada melhor do que iniciar esse texto olhando para dentro de nós e nos fazendo essa pergunta. Talvez isso seja bom porque nos faz pensar em um significado, porém, acompanhado de muitas ramificações. Sabendo, pois, que o amor possui amplos significados, nós podemos refletir sobre alguns desses significados que se fazem presente em todos os momentos de nossa vida. Mas antes façamos uma breve reflexão para que possamos encontrar o Verdadeiro e Pleno significado do amor. Qual será esse significado?  Para obtermos a resposta que buscamos, basta pararmos um pouco e passar a enxergar tudo o que acontece em nós e à nossa volta. Primeiro vamos voltar aos primórdios da criação humana. Por que será que Deus criou o Mundo? A resposta é: Por Amor.
Quando caminhamos um pouco mais na história da criação, passamos a ver  a criação do Homem e da Mulher. Por que será que Deus nos deu a vida? A resposta é: Por Amor.
Agora passamos a entender que Deus queria e quer que sejamos felizes no Mundo que Ele fez para nós. Por que será que Deus se deu ao trabalho de fazer tudo isso e ainda se preocupar com a nossa felicidade? A resposta é: Por Amor.
Diante de todo o pecado e de toda a imundície humana, Deus se compadeceu de nós e enviou à Terra Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, para nos trazer a Salvação. Ele que é a Própria Salvação. Por que será que Deus enviou-nos a Salvação? A resposta é: Por Amor.
Jesus Cristo viveu por volta de 33 anos na Terra e durante todo esse tempo Ele mostrou aos homens que o verdadeiro sentido da vida e de tudo que a envolve é o amor. Por que será que Deus, na pessoa de Jesus Cristo, se fez Homem para viver no meio de nós e nos mostrar que é amando que se vive? A resposta é: Por Amor.
No ápice de Sua Missão, Jesus não desistiu de nos dar a Salvação mesmo diante do medo que O sondava. Ele entregou-se à Cruz por nossos pecados. Por que será que Jesus Cristo se entregou à Cruz por nós? A resposta é: Por Amor.
 De que maneira Jesus Cristo amou a Sua Igreja e o Seu povo? A resposta é: Na Cruz. E é na Cruz que todos devemos nos espelhar porque foi nela que Jesus se entregou por Amor à nós. E se não passarmos pela cruz , nós não alcançaremos a vida abundante que nos espera. É passando pela cruz que nós nos tornamos, de fato, felizes, pois é a atrás da Cruz de Cristo que encontramos a vida eterna que nos é prometida por Deus.
Diante de toda essa reflexão a respeito do amor, nós podemos afirmar com todas as letras que a plenitude do amor é o Próprio Deus, pois Ele é Amor. Portanto, tudo o que envolve amor, envolve também a Deus. E é, por isso, que devemos sempre viver com amor.
Até mesmo nas coisas mais simples nós podemos encontrar o amor de Deus. Talvez isso aconteça não apenas pelo fato de Deus ter Amor infinito, mas também porque Deus se manifesta no mais simples. Portanto, devemos dar o devido valor a tudo que é simples, pois o amor se faz presente na simplicidade.
Talvez o amor seja o sentimento mais bonito porque se não existe amor não há como existir os demais sentimentos, pois o amor é a essência da vida. E se o amor é toda a beleza de Deus que se manifesta em cada pessoa, em cada gesto, em cada palavra, em cada pensamento, em cada ação,em cada momento , por que não viver sem cessar no amor que nos é dado por Deus ?
Amar é lançar-se no mar do Deus vivo. Ele que é Deus conosco, Ele que vive em nós, Ele que se dá a nós em cada eucaristia, Ele que se fez Homem por amor a nós. Amar é viver sem medo de ser feliz. Amar é abrir o coração e deixar que Deus o preencha com Seu Amor infinito que nada é capaz de destruir.
Peçamos a Deus a graça de cada dia amar mais a nós mesmos e a cada pessoa que está à nossa volta e que nunca nos esqueçamos que é preciso amar a tudo e a todos como se o amanhã não existisse.

Lembrem-se: Onde não há amor não existe felicidade, não existe paz, não existe razão para viver, pois Deus é Amor e sem Ele nada que nos faz verdadeiramente felizes pode acontecer, pois sem amor nada pode existir.


Vitor Santos