quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sabedoria

 Falar em sabedoria nos dias atuais exige de nós certa “ousadia”, pois o Mundo está cheio de trapaças e mentiras que tentam nos iludir a todo momento. Essas ilusões nos vêm em forma de pessoas, pensamentos, falsas promessas e tudo mais que busca alguma forma de nos afundar no Mundo que quer nos escravizar. E é por esta razão que precisamos realmente ser ousados e não ter medo de dizer não para o Mundo e sim para Deus, pois quando tomamos essa atitude nós estamos mostrando que a sabedoria habita em nossa vida. E diante disso, podemos enxergar além do que costumamos ver quando ainda estamos “com os olhos vendados”, pois a sabedoria esclarece as situações; a sabedoria é uma luz que ilumina os caminhos por onde haveremos de passar. E com essa luz sempre presente em nossa vida nós temos a chance de mudar nossas escolhas e atitudes, pois quando passamos a usar a sabedoria, conseqüentemente passamos a ter uma nova visão do Mundo e de tudo o que acontece à nossa volta. Portanto, usar a sabedoria é ter a oportunidade de conhecer o novo; é ir em busca de tudo que ainda é desconhecido.
De fato, a sabedoria é algo que nos proporciona diversas coisas que sem ela jamais conseguiríamos alcançar. Mas onde encontrar essa sabedoria que nos faz verdadeiros vivenciadores das escolhas sábias que nos levam a Deus? Para encontrarmos a resposta basta pensar Naquele que nos dá a capacidade de pensar e aí encontramos Deus.  Ele que é o motivo da nossa alegria; Ele que é a Razão de todo Bem; Ele que é a própria Sabedoria. Sabendo que Deus é a Sabedoria, nós passamos a entender que usando- a, nós podemos também alcançar a santidade, pois existe esse elo entre Deus e os dons que Ele nos concede para que possamos um dia entrar na vida eterna que Ele mesmo nos promete. Portanto, se torna impossível usar a sabedoria sem buscar a Deus, pois Ele é a sabedoria por excelência.
O século XXI é uma era de revoluções tecnológicas. É uma era em que tudo está se transformando e as pessoas estão se deixando levar por isso. O Mundo assumiu o controle e as pessoas estão se adaptando a tudo o que o Mundo impõe dizendo que é certo, mas que na verdade não é. O mundo está dominado pelo pecado e a falta de Deus no coração e na vida das pessoas está fazendo com que essa realidade mortificadora se torne forte e presente. É preciso que busquemos a Deus sempre. E fazendo isso, com certeza, nossa realidade mudará. Nós temos em nossas mãos uma arma que pode ser usada contra o que estamos vivendo. Essa arma é a sabedoria que nos é dada por Deus. É preciso que saibamos ter sabedoria nas escolhas que fazemos, nas palavras que pronunciamos, nas coisas que pensamos etc.. A sabedoria precisa estar presente em todos os momentos de nossa vida.
Peçamos a Deus a graça de sempre sabermos fazer as escolhas certas e, assim, continuar a missão de alcançar um Mundo melhor. E que a sabedoria seja sempre um caminho que nos leva a Deus.

Lembrem-se: A sabedoria nos torna seres pensantes. Nos torna pessoas que, de fato, sabem fazer as escolhas certas. E isso é de extrema importância, pois quando usamos a sabedoria nós estamos deixando Deus agir em nossa vida.

Vitor Santos

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Amor

O que é amor?  Nada melhor do que iniciar esse texto olhando para dentro de nós e nos fazendo essa pergunta. Talvez isso seja bom porque nos faz pensar em um significado, porém, acompanhado de muitas ramificações. Sabendo, pois, que o amor possui amplos significados, nós podemos refletir sobre alguns desses significados que se fazem presente em todos os momentos de nossa vida. Mas antes façamos uma breve reflexão para que possamos encontrar o Verdadeiro e Pleno significado do amor. Qual será esse significado?  Para obtermos a resposta que buscamos, basta pararmos um pouco e passar a enxergar tudo o que acontece em nós e à nossa volta. Primeiro vamos voltar aos primórdios da criação humana. Por que será que Deus criou o Mundo? A resposta é: Por Amor.
Quando caminhamos um pouco mais na história da criação, passamos a ver  a criação do Homem e da Mulher. Por que será que Deus nos deu a vida? A resposta é: Por Amor.
Agora passamos a entender que Deus queria e quer que sejamos felizes no Mundo que Ele fez para nós. Por que será que Deus se deu ao trabalho de fazer tudo isso e ainda se preocupar com a nossa felicidade? A resposta é: Por Amor.
Diante de todo o pecado e de toda a imundície humana, Deus se compadeceu de nós e enviou à Terra Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, para nos trazer a Salvação. Ele que é a Própria Salvação. Por que será que Deus enviou-nos a Salvação? A resposta é: Por Amor.
Jesus Cristo viveu por volta de 33 anos na Terra e durante todo esse tempo Ele mostrou aos homens que o verdadeiro sentido da vida e de tudo que a envolve é o amor. Por que será que Deus, na pessoa de Jesus Cristo, se fez Homem para viver no meio de nós e nos mostrar que é amando que se vive? A resposta é: Por Amor.
No ápice de Sua Missão, Jesus não desistiu de nos dar a Salvação mesmo diante do medo que O sondava. Ele entregou-se à Cruz por nossos pecados. Por que será que Jesus Cristo se entregou à Cruz por nós? A resposta é: Por Amor.
 De que maneira Jesus Cristo amou a Sua Igreja e o Seu povo? A resposta é: Na Cruz. E é na Cruz que todos devemos nos espelhar porque foi nela que Jesus se entregou por Amor à nós. E se não passarmos pela cruz , nós não alcançaremos a vida abundante que nos espera. É passando pela cruz que nós nos tornamos, de fato, felizes, pois é a atrás da Cruz de Cristo que encontramos a vida eterna que nos é prometida por Deus.
Diante de toda essa reflexão a respeito do amor, nós podemos afirmar com todas as letras que a plenitude do amor é o Próprio Deus, pois Ele é Amor. Portanto, tudo o que envolve amor, envolve também a Deus. E é, por isso, que devemos sempre viver com amor.
Até mesmo nas coisas mais simples nós podemos encontrar o amor de Deus. Talvez isso aconteça não apenas pelo fato de Deus ter Amor infinito, mas também porque Deus se manifesta no mais simples. Portanto, devemos dar o devido valor a tudo que é simples, pois o amor se faz presente na simplicidade.
Talvez o amor seja o sentimento mais bonito porque se não existe amor não há como existir os demais sentimentos, pois o amor é a essência da vida. E se o amor é toda a beleza de Deus que se manifesta em cada pessoa, em cada gesto, em cada palavra, em cada pensamento, em cada ação,em cada momento , por que não viver sem cessar no amor que nos é dado por Deus ?
Amar é lançar-se no mar do Deus vivo. Ele que é Deus conosco, Ele que vive em nós, Ele que se dá a nós em cada eucaristia, Ele que se fez Homem por amor a nós. Amar é viver sem medo de ser feliz. Amar é abrir o coração e deixar que Deus o preencha com Seu Amor infinito que nada é capaz de destruir.
Peçamos a Deus a graça de cada dia amar mais a nós mesmos e a cada pessoa que está à nossa volta e que nunca nos esqueçamos que é preciso amar a tudo e a todos como se o amanhã não existisse.

Lembrem-se: Onde não há amor não existe felicidade, não existe paz, não existe razão para viver, pois Deus é Amor e sem Ele nada que nos faz verdadeiramente felizes pode acontecer, pois sem amor nada pode existir.


Vitor Santos

                                                                                                                                              

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Nem Tudo me Convém

Quando usamos a frase “tudo posso, mas nem tudo me convém” logo pensamos em coisas que geralmente se encaixam na área do fazer. Pois bem, desde pequenos nós ouvimos dizer que a palavra de Deus nos serve como um “manual de sobrevivência” e,de fato, essa informação é verdadeira e dentre muitas passagens uma nos cai como um tesouro vindo do céu. A palavra de Deus é bem clara e objetiva quando nos diz: Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém ( I Coríntios 6 ; 12). Essa passagem tem um valor imenso sobre nossa vida, principalmente quando a colocamos em prática.
  Como é difícil viver os princípios cristãos e familiares em um mundo que nos leva  à tudo o que não nos faz verdadeiramente bem. Como é difícil ouvir o que nos é pedido por nossos pais e até mesmo pelas pessoas que nos amam, mesmo muitas vezes sabendo que esses pedidos são “uma passagem” que nos leva a uma vida melhor e mais feliz porque ouvindo e obedecendo aqueles que nos amam nós estamos deixando de lado o que o mundo nos pede, que é a desobediência, e indo ao encontro da obediência que nos é pedida por Deus. E a obediência é um meio que nos leva a fazer aquilo que nos convém. Como é difícil estar no mundo e não ser do mundo. Como é difícil morrer para o mundo e viver para Cristo. Mas diante dessas e de muitas outras dificuldades, nós podemos nos silenciar, olhar para dentro de nós e ouvir a doce voz que ressoa em nosso coração. Essa que é a voz da verdade, do amor, da sabedoria, enfim, ela que é a voz de Deus. O Deus vivo que fala conosco através do nosso coração e nós falamos com Ele através da oração e da nossa vida diária. E essa voz  nos pede que sejamos santos; que saibamos diferenciar o certo e o errado , o bom e o ruim , o bem e o mal , a santidade e as trevas. E saber diferenciar tudo isso é saber também que tudo podemos ser e fazer, mas nem tudo nos convém, nem tudo nos faz santos, nem tudo nos torna os filhos que Deus deseja que sejamos. E essa prática de nos silenciar e olhar para dentro de nós é também uma maneira de enxergar o que precisa ser mudado em nós. Essa prática é um meio que nos leva ao recomeço, que nos leva a uma vida nova, mesmo tendo que fazer isso todos os dias. E ver o que precisa ser mudado em nós é também uma forma de evangelizar, de fazer a vontade de Deus, pois Ele nos ama incondicionalmente e é por isso que Ele quer que nós sejamos felizes vivendo da maneira que nos cabe.
De fato, tudo podemos. Se quisermos uma vida cheia de facilidades, nós conseguimos.  Se quisermos abrir mão do trabalho para viver no luxo e no descanso, nós conseguimos. Se quisermos enriquecer sem trabalhar, nós conseguimos. Ou seja, tudo o que queremos nós podemos conseguir. Mas será que tudo o que queremos nos convém? Cabe a cada um em particular fazer essa análise e ver o que nos é merecido e o que não é.
É fato sabermos que viver num mundo em que está nas condições em que vemos todos os dias é realmente difícil, ainda mais tendo tantas “facilidades” que são entregues em nossas mãos com promessas de vida fácil. Porém, é fato sabermos que tem alguém que olha por nós e que nunca nos abandona. Diante disso podemos sem medo algum deixar de lado aquilo que queremos e que não nos é realmente permitido e começar a separar o que podemos do que não podemos.
Peçamos a Deus a graça de sabermos diferenciar tudo o que é mundano e nos afasta de Deus e percebermos que o mundo nos permite tudo, mas que esse “tudo” passa e que Deus nos enche da alegria que não passa porque Ele é essa alegria, sendo assim, tudo é passageiro, só Deus não passa.


Lembrem-se: Temos em nossas mãos o poder de escolher entre o bem e o mal, entre a vida e a morte , entre o céu e o inferno. Mas acima de tudo temos em nosso coração a voz que nos diz: Tudo podes, mas cuidado, pois esse “tudo” é passageiro. Tudo podes, mas nem tudo lhe convém.

Vitor Santos

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Eucaristia

  A eucaristia tem amplos significados em nossa vida, mas tem um objetivo maior que é a nossa santificação. Ninguém alcança a santidade sem estar fortalecido pelo poder da eucaristia, portanto, é através daquele pedaço de pão , que antes da consagração se chama pão ázimo e que após a transubstanciação se torna verdadeiramente o corpo de Cristo, que Jesus se torna presente em nossa vida. E Jesus escolhe se fazer ,de fato, Corpo e Sangue sob as espécies do pão e do vinho justamente para nos mostrar a necessidade de viver na simplicidade. Deus nos mostra isso a cada Missa, a cada adoração. E se o próprio Cristo vem à nós da maneira mais simples , mas ao mesmo tempo de grande magnitude, é para nos mostrar que é através da simplicidade que alcançamos a glória eterna. A eucaristia nos mostra que através do mais simples podemos nos tornar seres repletos da graça de Deus e nos santificar a cada gesto , ação, pensamento que vem acompanhado da simplicidade. Portanto,  eucaristia é sinônimo de simplicidade.
A eucaristia é a entrega de Jesus Cristo à nós, que mesmo indignos recebemos, mas que ao recebermos o Corpo de Cristo nós fortalecemos  nosso espírito e nosso coração nos tornando capazes de dizer não ao mundo e ao pecado. A eucaristia é por excelência   a força que nos move e que nos deixa permanecer na graça de Deus. Ela também é fonte de todo o bem e de toda a graça. É através da eucaristia que alcançamos a santidade. Portanto, eucaristia é sinônimo de fortalecimento.
A eucaristia é a prova mais concreta do amor de Deus por nós porque Ele entregou Seu Filho Unigênito para nossa salvação e para dar-nos oportunidade de recomeçar nossa vida sempre que necessário. É através da eucaristia que Jesus renova Seu sacrifício de entrega e se torna novamente Corpo e Sangue. Portanto, eucaristia é sinônimo de amor.
A eucaristia é a ponte , que é o Próprio Cristo, que nos leva ao céu. É através dela que passamos a ver o mundo de um jeito diferente, pois a eucaristia nos dá a chance do recomeço. Através da eucaristia Jesus nos envolve com Sua bondade e misericórdia e nos dá o recomeço que nos é necessário. Portanto, eucaristia é sinônimo de vida nova.
Falar em eucaristia nos leva automaticamente a pensar naquele que na noite  em que foi entregue à Cruz para a remissão dos nossos pecados e pela nossa salvação, instituiu , na ultima ceia,  a eucaristia que a partir dali seria o motivo maior da nossa existência espiritual, pois é a eucaristia que alimenta nosso espírito. Portanto, eucaristia é alimento espiritual.
Na instituição da eucaristia se instituiu também a nossa salvação porque sem a eucaristia não conseguimos permanecer firmes na nossa missão da mesma maneira que conseguimos quando estamos em comunhão com Deus através do sacramento da eucaristia. Portanto, eucaristia é salvação.
Diante de nossa existência podemos ver que a eucaristia não possui apenas um significado, mas que abrange toda a história da nossa vida e a transforma em uma vida de entrega e serviço. Receber a eucaristia é verdadeiramente comungar da renovação incruenta do sacrifício de Jesus. É também receber a nossa salvação , é receber em nosso coração o Próprio Cristo e é por isso que para fazê-lo devemos estar preparados. Devemos estar com o coração puro e em estado de graça.Portanto, receber a eucaristia exige de nós reverência e adoração.
Como é bom poder receber o Corpo e o Sangue de Cristo, Ele que é a razão da nossa existência. Como é bom saber que no momento da comunhão nós estamos recebendo Jesus eucarístico em nosso coração e que a partir daquele momento nós temos um pedaço do céu dentro de nós. E receber a eucaristia não implica em ficarmos parados vendo a vida passar , mas sim que nós sejamos sal para a Terra e luz para o Mundo e anunciadores da palavra de Deus e da salvação que só é encontrada quando acreditamos na Trindade Santa e fazemos o que é de Sua Santa vontade, que é para nós o melhor porque Deus nos ama incondicionalmente.
Peçamos a Deus que a cada eucaristia nós sejamos reanimados pelo fogo abrasador do Espírito Santo e que esse fogo nos leve a buscar o reino de Deus em primeiro lugar , sabendo, assim que , tudo mais nos será dado por acréscimo.

Lembrem-se: A eucaristia é a fonte inesgotável de todo bem. Se encontramos a eucaristia , encontramos também a salvação. E receber a eucaristia é receber também um convite a ser soldado do exército de  Deus e a evangelizar com nossa própria vida. Cabe a nós saber qual a resposta que Deus espera de cada um. Tendo em mente que Deus não precisa de nós , mas que nós precisamos Dele.

Vitor Santos

sábado, 5 de novembro de 2011

Santidade

A santidade é um ponto que todos queremos alcançar, pois sendo santos alcançaremos a vida eterna . Mas a santidade é muito mais que um desejo, é um estado de vida que precisa ser vivido todos os dias.
Falar em santidade é algo muito prazeroso, pois acende em nós o fogo do desejo de sermos santos. E é esse desejo que nos encoraja e nos anima a buscar a cada dia um motivo e uma vivência para sermos santos. Temos muitos exemplos para seguir e para espelharmos, pois a Igreja de Cristo , com Seu auxílio, alcançou muitos santos que nos ajudam nessa caminhada, mas temos Aquele que foi e que é o exemplo Maior de santidade. Ele que é o Santo dos santos, o próprio Jesus Cristo, que derramou Seu preciosíssimo sangue por nós, para a remissão dos nossos pecados e para nos dar vida nova vinda Dele que com o Pai e o Espírito Santo se unem com Amor e Misericórdia para nos dar a santidade e a salvação. Portanto, a vida dos santos que foram instrumentos da graça de Deus ,não para si mesmo , mas para o povo de Deus , nos auxilia na caminhada diária para que possamos continuar em comunhão com Deus e com a Igreja e também para que permaneçamos firmes na nossa fé e alcancemos a graça de sermos santos, assim como todos aqueles que deram a vida por Deus e para Seu povo.
  Quantas e quantas histórias de vida de nossos santos nós podemos ver e até mesmo nos colocar diante dela e começar a refletir o quanto é sofrido se dar por Amor , principalmente à Deus e para a humanidade, mas também o quanto é enriquecedor saber que aquilo está sendo feito por uma única causa que é nosso amor e nossa gratidão à Deus. Por isso , podemos dizer que ser santo não é fácil, mas se queremos nós conseguiremos , pois Deus não nos deixa sozinhos nesta longa e difícil caminhada.
Podemos fazer de nosso dia-a-dia um caminho para a santidade, observando os pequenos detalhes que aos olhos de Deus se tornam grandes , pois a santidade é viver a humildade , o amor , a oração e tudo mais que nos é pedido por Deus e que fazemos  sem pensar no lucro , mas sim que estamos fazendo tudo por Deus e para Deus. Santidade é doação , é entrega , é amor , é dedicação , é vivência cristã , é fazer de nossa vida um sacrifício para Deus e para nossos irmãos. E para fazermos isso , devemos antes de tudo nos entregar inteiramente à Deus, pois sozinhos nós jamais alcançaremos a santidade porque a santidade também é viver a união e a fraternidade deixada por Deus. Ser santo é ser irmão de todos , é viver para todos e por todos.
A atualidade nos diz que devemos ser do mundo, pois é o mundo que nos faz feliz , é o mundo que nos proporciona tudo o que necessitamos para viver bem. Mas nós devemos saber que a atualidade mundana pode até nos oferecer tudo o que nos faz feliz , mas essa felicidade é passageira, pois Deus não nos quer no mundo, mas sim para Ele. Por isso , digamos sempre que o mundo nos dá felicidade momentânea e que só em Deus encontramos a verdadeira felicidade vinda do Próprio Deus. Nós jovens devemos morrer para o mundo e viver para Cristo, pois só Nele é que encontramos razão para viver. É só Nele que encontramos o que precisamos para sermos felizes. É só Nele que encontramos a santidade. Portanto , todos nós devemos ouvir a voz de Deus em nosso coração e atender o pedido que Ele nos faz, tendo a certeza de que a vontade de Deus é sempre a melhor para nós.
Jovens, sejamos santos mesmo diante da nossa realidade , pois para sermos santos não precisamos abandonar nossa juventude, mas precisamos apenas abrir nosso coração e deixar que Deus o transforme e nos torne capazes de amar ,e assim ,  de alcançar a santidade. Jovens , sejamos os santos de nossa atualidade , sejamos santos de calças jeans , sejamos jovens santos que deixa de lado o mundo para viver a vontade de Deus.
Peçamos a Deus a graça de todos os dias passarmos a enxergar tudo com os olhos Dele e que possamos viver a santidade que é também o amor porque se não amamos não conhecemos a Deus , pois Deus é amor.


Lembrem-se: A santidade não quer que abandonemos nossa vida e nossa juventude, mas quer que nós vivamos por Cristo, com Cristo e em Cristo.


Vitor Santos

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Humildade

De acordo com o latim , a palavra humildade (Humus) quer dizer “filhos da terra”. Essa palavra tão cheia de significados parece ser tão boba, mas na verdade ela é uma das bases que nos torna pessoa como devemos ser realmente. O sentido dessa palavra é fazer com que nós entendamos e vivenciemos como pessoas  que , de fato ,  vem da terra o motivo maior de nossa vida , que é Cristo, mas de uma maneira diferente, com um olhar humilde e de compreensão.
  Quantas vezes nós nos fechamos e conseguimos ver o que acontece à nossa volta. Quantas vezes nós deixamos de olhar para as pessoas e para as situações de uma forma diferente e enxergar neles o próprio Cristo. Quantas vezes mais nós não percebemos que não somos mais que ninguém , mas sim todos iguais. E quantas outras vezes fazemos coisas que não é do agrado de Deus ,por conta, do nosso egoísmo e da falta de compreensão. Pois bem , quantos mais nos deixamos conduzir por essas visões , pensamentos e ações , mais somos sugados pelo mundo que não vive a humildade , mas que vive acima de tudo o orgulho e a destruição. Para que isso não se torne uma realidade presente em nossa vida , devemos praticar a humildade que é uma virtude que no conduz a uma vida melhor e conseqüentemente a uma vida em santidade. E viver em santidade é verdadeiramente ser humilde, pois tudo em nossa vida deve ser feito com humildade para que possamos ser semelhança de Deus.
Viver a humildade é , portanto, ser presença de Deus; é ver as pessoas não com o olhar do mundo , mas com o olhar puro que vem de Deus; é ver o mundo de maneira esperançosa; é acreditar que ser humilde é também fazer a diferença; é além de tudo acreditar que Deus está conosco nos auxiliando neste caminho virtuoso que nos leva ao céu.
Para vivera humildade basta rezarmos ,fazermos aquilo que nos cabe  e abrir nosso coração para acolher a tudo e a todos de maneira que possamos viver o real sentido da palavra humildade, que é sermos filhos e filhas da terra. E sermos filhos da terra nos sugere uma vida que vem de baixo, que começa pequena e que aos poucos vai crescendo e se tornando algo essencial. Sermos humildes não significa que somos inferiores e sem valor, mas sim que somos o que é de total importância para as pessoas e para o mundo, pois sendo humildes nós somos instrumentos de Deus e fazemos a diferença.
Ser humilde é servir de espelho para as pessoas que nos vêem e também é sermos , de fato , promotores da paz e da justiça vindas de Deus. Peçamos a Deus a graça de sermos sempre humildes e que a cada dia , a cada recomeço possamos nos apegar mais a humildade e sermos também mais humanos uns com os outros , não no sentido ruim da palavra, mas humanos que se preocupam com o bem do próximo. E tenhamos a certeza de que nosso trabalho não é em vão, mas é mais uma maneira de fazer o que Deus nos pede.  A palavra de Deus nos diz que bem-aventurados serão os humildes porque terão como herança o reino celeste.

Lembrem-se: A humildade é uma vivência diária, portanto, não vamos cessar a renovação de nossa humildade, mas sejamos humildes sempre para que assim alcancemos a todos e nos tornemos pessoas aptas para o reino que Deus preparou para nós.

Vitor Santos

Família

A família é um núcleo social composto geralmente por pai , mãe , filhos e demais familiares. Mas não é apenas um conceito sociológico que expressa realmente o que é uma família. Como é sabido por todos , a família tem origem desde a criação do mundo. Adão e Eva eram uma família , logo depois vieram seus filhos Abel e Caim e essa família se completou. E a família vem exercendo seu papel na vida das pessoas e conseqüentemente no mundo como um todo. Diante dessa ligação família-mundo percebemos a importância que é ter uma família que seja base e exemplo porque é a partir dela que são formadas as pessoas que constituem o mundo e que fazem dele um ambiente de convívio que pode ser bom ou ruim, seja para toda a população ou seja apenas para parte dela.
  É na família que construímos o ideal para um mundo melhor. É nele que nos tornamos pessoas capacitadas para o bem comum e para sermos exemplos vivos e presente na sociedade que tanto necessita de pessoas com pensamentos puros e com o coração humilde e cheio de desejo de fazer parte de um mundo verdadeiramente feliz. É também na família que expressamos o nosso desejo de amar fraternalmente a todos, assim como Deus nos ama. É ela que nos inspira e nos influencia na vida cristã ,quando nela, temos orientação, cuidado , amor , carinho e dedicação não só dos outros para conosco , mas também de nós para com os outros. E esse amor mútuo e recíproco torna o núcleo familiar cada vez mais abençoado e feliz com a sede de sempre mais formar pessoas prontas para dar continuidade à esse presente de Deus que é a família. Devemos colocar à frente um exemplo de vida , de entrega  e de amor que foi a sagrada família : Jesus, Maria e José. Família que até hoje serve de exemplo para todas as demais famílias dispostas a viver debaixo da vontade de Deus.
Então ser família é viver no amor e humildade de filhos e filhas de Deus que é tudo isso por excelência. Ele que nos concede por acréscimo tudo mais que merecermos se soubermos, sobretudo , fazer de nossa vida e de nossa família um verdadeiro  um testemunho de humildade , fé e amor que vem de Deus , Nosso Pai. O segredo para uma família bem estruturada é a oração, pois ela nos leva a Deus , que ouvindo nossas preces manda a chuva de graças que tanto necessitamos. Sejamos membros de nossa família não só da boca pra fora, mas sendo verdadeiramente presença de Deus para nossos familiares, pois é isso que Ele nos pede para que assim possamos progredir sempre mais Nele que é o Deus da vida e da esperança , da fé e do amor, da paz e da humildade.
Ser família é estar unidos em todos os sentidos e momentos , sejam eles de partilhas boas ou ruins , alegres ou tristes , mas acima de tudo perseverar Naquele que nunca nos abandona. Ser família é amar para depois ser amado; é dar para depois receber; é ajudar para depois ser ajudado; é perdoar sempre para sempre ser perdoado; é entregar-se sem pensar nos bens que futuramente ganharemos, pois quem faz algo pensando em Deus não pensa em ganhar futuramente , mas sim em fazer o bem e a vontade de Deus. Tendo feito isso , tudo mais nos será acrescentado.
Peçamos a Deus a graça de sermos seguidores do exemplo deixado pela  Sagrada Família e que vivamos exemplificados por ela para que possamos fazer a diferença no mundo. Lembremo-nos também que o mundo não nos acolhe como no regaço acolhedor de uma família, mas como servos dele para alimentá-lo de tudo aquilo que não vem de Deus. Vamos parar para refletir e perceber o quanto nossa família é importante , portanto, demos valor a ela e nunca esqueçamos que sem ela nós nada somos porque a base de nossa vida é a família.

Lembrem-se : Nossa família é um presente de Deus. Desde o momento da concepção, no ventre de nossa mãe ,  Deus nos escolheu para sermos presença Dele na família que Ele mesmo escolheu para cada um de nós. Portanto, busquemos enxergar a missão que Deus nos confia. Família é tudo o que somos hoje , família é amor.

Vitor Santos