sábado, 10 de março de 2012

Indiferença


  Quando usamos o termo ‘indiferença’, logo pensamos em atritos existentes entre as pessoas. De fato, isso é real e está cada vez mais presente  na nossa sociedade desde o inicio dos tempos até os dias atuais. Para entendermos essa realidade tão complexa que vivenciamos todos os dias, nós precisamos mergulhar nos fatos sociais que nos cercam.
Nós podemos compreender a indiferença do seguinte modo: Sentimento que transforma erroneamente o pensamento e a maneira com que as pessoas enxergam o outro. A partir disso fica bem claro e fácil de entendermos que a indiferença não possui nada de proveitoso para nós.
Para encontrarmos exemplos de indiferença basta olharmos para a sociedade atual. É visível a todos a realidade trágica em que se encontram muitas pessoas. E é pelo fato dessa triste realidade estar tão presente que nós precisamos fazer a diferença para juntos mudarmos a vida dessas pessoas.
Nós precisamos enxergar a indiferença como algo destruidor que quer apenas a diminuição das pessoas. Desta forma, passamos a ver de maneira diferente de muitos, mas que ao mesmo tempo olha com amor para cada pessoa.
Enxergar o outro de maneira diferente é acrescentar nele a totalidade de filho de Deus. É enxergar nele o amor e a presença de Deus. Enxergar o outro com indiferença é tirar dele a alegria da igualdade. É menosprezá-lo.
Indiferença é menosprezar; é encontrar um motivo para maltratar; é fechar as portas do bem e deixar que o mal tome conta da sua maneira de ver o que está acontecendo à sua volta. Indiferença é, portanto, a falta de amor pelo próximo.
Não deixemos que o desamor se aposse de nós e nos faça pessoas indiferentes. Sejamos repletos do amor de Deus para que saibamos enxergar na pessoa do próximo a presença de Deus. Que em todos os momentos nós possamos abandonar as indiferenças e abraçarmos o amor e a igualdade.
Peçamos a Deus a graça de apagarmos sempre em nós o desejo de indiferença e que sempre saibamos ser acolhedores do amor de Deus manifestado em cada pessoa.

Lembrem-se: A indiferença nos torna pessoas sombrias, pois ela tira de nós o amor. É preciso que apaguemos as indiferenças e deixemos fluir em nós o amor, pois é ele que faz a vida acontecer.

Vitor Santos