Falar em silêncio em um mundo que é movido pelo barulho se torna algo quase irônico, porém, a verdade é que o silêncio tem mais valor que o barulho. Vivemos em uma realidade de vida bem difícil de ser entendida, pois na maioria das vezes não somos nós quem damos as ordens ao mundo , mas o mundo que manda em nós , pessoas que buscam viver a vida em sua essência. Por isso, devemos parar e pensar no que é melhor para nós : vivermos , de fato, como pessoas ou sermos tratados como massa simplesmente. Acredito que devemos chegar à conclusão de que sermos povo é o ideal para todos nós. Precisamos entender que a massa, em si, são coisas não pensantes, que não podem tomar decisões, que fazem apenas o que lhes é mandado. Já o povo somos nós, pessoas, por isso, pensamos, podemos tomar decisões, podemos escolher o que é melhor para nós, enfim, somos donos da nossa própria vida e não nos deixamos manipular. Esse é o papel de cada um de nós na realidade da vida: Sermos povo e não massa.
Para sermos povo devemos buscar no silêncio todas as respostas que precisamos. O silêncio é fundamental na nossa vida. Para combatermos o mundo que quer nos manipular precisamos do silêncio, essa é a melhor arma para vencermos. Quando falo no silêncio que vence o mundo, é do calar-se interiormente que me refiro. O silêncio interior nos leva a ouvir a voz de Deus. E é essa voz que nos torna vencedores, pois é o próprio Deus que no silêncio fala conosco e nos dá a direção certa para seguirmos.
Muitas vezes nos deparamos com situações em que nada parece nos ajudar a resolver, a nos sentirmos melhor... São nesses momentos que devemos nos silenciarmos e percebermos o valor do silêncio se manifestando em nós. O silêncio restaura , renova , edifica, faz-nos novos diante da ação de Deus presente no sublime silêncio.
Como é bom ouvir apenas a vida falar; como é bom sentir-se puro e sentir o amor de Deus por tudo e por todos através do simples calar-se e direcionar nossa atenção para o sentir.
Falar em silêncio é referir-se a Deus, pois é Ele que nos proporciona a graça de O encontrarmos na simplicidade do silêncio. Se buscamos o silêncio estamos dizendo sim à escuta da voz de Deus. Voz que é suave e que ressoa em nossos ouvidos.
O silêncio é, portanto, um encontro com Deus na simplicidade e na beleza refletida nesse dom maravilhoso que Deus concede a todos nós, que é sabermos nos calar; calar a voz do mundo para ouvirmos a voz que nos salva e que nos dá coragem, que nos cura e que nos restaura , que nos ama e que nos traz a paz.
Peçamos a Deus a graça de encontrarmos profundamente o valor do silêncio em nosso coração e em nossa vida para que saibamos sempre onde buscarmos -no próprio silêncio- as respostas que tanto procuramos e que nunca nos deixemos seduzir pela voz do mundo, mas que nos deixemos seduzir pela voz de Deus, que nos fala através do silêncio.
Lembrem-se: Silenciar-se não é desistir de lutar nem considerar-se derrotado, mas considerar-se vencedor, pois quando encontramos o valor do silêncio encontramos também a vitória em Deus, pois Ele se manifesta também na singeleza do silêncio.
Vitor Santos